ANTESSALA

jornal em serigrafia

2016

Iniciativa de Aline Besouro, Jandir Jr. e Pollyana Quintella, ANTESSALA é uma publicação que reflete sobre o prédio que funcionou como órgão de controle e repressão no Rio de Janeiro durante o período da ditadura militar - o ex-DOPS. Atualmente fechado para obras, o prédio já esteve em vias de se transformar em Memorial da Resistência, embora em seguida tenha se transformado em um novo Museu da Polícia Civil.

O processo contou com cinco encontros ao redor do edifício, reunindo convidados que atuam nos campos da arte, da educação, da museologia e da poesia. Nas ocasiões, discutimos sobre o projeto do museu, a questão da Anistia no Brasil, as condições do edifício, a querela arte X política, além de piqueniques, informalidades e devaneio.

ANTESSALA é uma espécie de memorial afetivo construído a partir das colaborações desses convidados. Todo impresso em serigrafia em formato A3, os 130 exemplares do jornal apresentam falhas e particularidades. Antessala, nosso título, veio reforçar a dimensão impeditiva de refletir sobre um lugar que não se pode acessar. A antessala, essa espécie de sala de espera, foi assim um espaço criado para agir na exterioridade do DOPS, nas cicatrizes de sua casca-arquitetura, caçando na matéria ficções possíveis.

Colaboradores: Aline B, Arantxa Ciafrino, Ana Luiza Braga, Gabriel Gorini, Jandir Jr., Mariana Lydia Bertoche, Pollyana Quintella e Thiago Ortiz. 

img_0206.jpg