Introdução à História da Arte no Brasil

Carga horária

12h

Datas e horários

terças-feiras 2, 9, 16 e 23 de março de 2021 das 19h às 22h

Ementa

O curso apresentará uma introdução a respeito da produção artística no Brasil, do século XVII ao momento atual. Para tal, as aulas se concentrarão em estudos de caso, com análise de obras e textos, bem como buscarão esmiuçar os contextos de produção, circulação e recepção da arte em seus respectivos momentos históricos.

  • Aula 1 – Brasil barroco

O problema do “estilo”; Arquitetura civil e religiosa; Artífices, oficinas e os sistemas de produção; A invenção do mito Aleijadinho; O barroco lido como qualidade portuguesa e brasileira pelos modernos e contemporâneos.

  • Aula 2 – Brasil oitocentista

Missão Artística francesa e Academia Imperial de Belas Artes; Estilos, gêneros e ideologias; Construção dos tipos nacionais; Mecenato e valores de classe; Expedições científicas e os artistas viajantes; Sistema de produção, circulação e recepção; O surgimento da fotografia.

  • Aula 3 – Brasil, condenado ao moderno?

Performar a vanguarda; Contradições entre modernidade sociocultural e modernização econômica; O papel da crítica; Produção de identidade e alteridade; O moderno-popular e o popular-moderno; Abstração, projeto construtivo e a Bienal de São Paulo; Modernidades periféricas.

  • Aula 4 – Brasil pós-utópico

Arte e ditadura militar; Experimentar o experimental; Vídeo, arte postal e desmaterialização; A ascensão do mercado; Crise da crítica; A disputa do espaço público; Internacionalização e monumentalização; História da arte nas Universidades; Arte contemporânea e neoliberalismo; Minorias e movimentos sociais.

Acesse a bibliografia aqui.