top of page

MATÉRIAS E ENSAIOS

ARTES VISUAIS

#Dom Pedro I sitiado: contrausos para a primeira escultura pública do Brasil [uma análise de Devolva, de Diambe Silva] - [[versión en español]]

#Sebastian Calfuqueo y Alfredo Jaar en la 34 Bienal de São Paulo

#Nada Acontece [Ilê Sartuzi]

#Desafios e surpresas nas artes visuais, em 2020

#O paraíso perdido de Rafael Alonso

#Rosana Paulino: quando a imagem vira corpo

#Randolpho Lamonier: Vamos ficar de pé

#David Almeida: Arriba do Chão

#Maria Auxiliadora: no terraço do mundo

#O Brasil como problema: uma leitura sobre a obra de Jaime Lauriano

#Afrofabulação e fantasmagoria: um percurso pelas cenas de Yhuri Cruz

#Caroline Valansi e a construção de uma erótica contra-hegemônica

#Caminhar bem, caminhar junto: a obra de Sallisa Rosa

#Lourival Cuquinha e a disputa do simbólico

#Uma das homenageadas da Bienal, Lucia Nogueira produziu uma obra misteriosa

#As estátuas de André Kertezs

#Analívia Cordeiro e Maria Noujaim: duas gerações entre o corpo, o plano e o espaço

#A hora da presença: alguns dilemas da crítica de arte no século XXI

#Cinco obras brasileiras recontextualizadas pela quarentena

#Trabalhar cansa [para a exposição vaivem]

LITERATURA

#Rydias: o poema é uma aventura espacial

#Facções gráfico-visuais na disputa pelo Brasil [poesia concreta e poema-processo]

#Ovo-voo: Clarice Lispector e algumas artistas visuais brasileiras

#'José mergulha para sempre na piscina azul': um livro ante a dormência do presente

#A ave voa dentro de sua cor: breves relações entre poesia e artes visuais

#Mas nem tão posfácio assim: notas sobre Marimbondo, de Gabriel Gorini

#O futuro é uma abstração obscena: resenha d'O último gozo do mundo, de Bernardo Carvalho (Revista Rosa)

CRÍTICA CULTURAL

#A estética de Bolsonaro

#Cidade Matarazzo, arte contemporânea e neoliberalismo

#A blogueirização do trabalhador cultural

#O museu é, ou deveria ser, um espaço de negociação das diferenças

#Diante da realidade polarizada, Bienal aposta em sentidos mais abertos

#Um político performático: o que nos dizem as imagens de Bolsonaro com a sua cloroquina?

#Imaginar e disputar o museu

#Museu para o século XXI

#Quem tem medo da selfie?

# Trânsitos entre imagem e imaginação

#Algoritmos, arte e internet: desafios dos museus na pandemia e depois

#Demitir educadores durante a quarentena expõe hipocrisia das instituições culturais

#O clubinho - arte e vida cultural na modernidade paulista

#Arte, Curadoria e Descompromisso

#Ficar aqui e produzir beleza

#Espaços autônomos de arte #1: A MESA

#Espaços autônomos de arte #2: SARACVRA

#Crise de presença: arte, pós-verdade e autonomia

CONVERSAS E ENTREVISTAS

#Entrevista com Anna Maria Maiolino

#Entrevista com Vera Chaves Barcellos

#A memética brasileira: entrevista com Melted Videos

#Com os dois pés dentro da imagem: 6 perguntas para Marcela Cantuária

#Entrevista com Caleb Hahne-Quintana

#Do precariado e além: conversa com Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda

#Entrevista com Ana Hortides

#Entrevista com Deri Andrade, do Projeto Afro

# "Um corpo nunca existe em si mesmo", uma conversa com Tales Frey

#Diálogo com Daniel Albuquerque

#Luiza Crosman, Blockchain e crítica institucional

#Conversa com Aleta Valente

#Excertos de uma conversa ininterrupta com Jandir Jr. 

#Dois anos de És Uma Maluca: entrevista com PV Alcântara

#Entrevista com Clarissa Diniz

TEXTOS DE CURADORIA

#Tantas linguagens quantos desejos houver (coletiva FARSA - SESC Pompeia)

#A Máquina Lírica (Galeria Luisa Strina)

#Antonio Henrique Amaral: Pelo Avesso (Casa Triângulo)

#O Ventre da Terra (coletiva_Galeria Superfície)

#Canto-te noite e tu definitivamente existes - Bianca Madruga (Alinalice)

#Carne Viva - Caroline Valansi (Subsolo)

#Cine Desejo - Caroline Valansi (CMHO)

#O que pode um corpo? - Tales Frey (Verve Galeria)

#Deixa Ventar - Cela Luz (Galeria Mercedes Viegas)

#Gabriel Botta: nos confins da visualidade (Galeria Kogan Amaro)

#Mulheres na Coleção MAR (Museu de Arte do Rio)

#Digitus Index - Bia Martins (Novas Poéticas)

#Casa de Andar - Mano Penalva (Galeria Portas Vilaseca)

#Meu Cuidado Todo - Gabriele Gomes, Fernando Burjato e Cleverson Oliveira (Paço Imperial)

#Experiência 9+1 (CCJF, Centro de Artes da UFF)

#Rejuvenesça: poesia expandida hoje (CMHO)

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

#Mário Pedrosa entre os tupiniquins ou nambás: uma perspectiva primitivista para a arte pós-moderna

Parte da pesquisa também está publicada no livro: 

Mário Pedrosa atual (MAR, 2018) - PDF

RESENHAS

#Radical Women: curadoria que reescreve a história

OUTROS

#Além do trator: arte e resistência na Vila Autódromo

bottom of page